More Website Templates @ TemplateMonster.com. June 25, 2012!

Sobre o LAGEPRO

O inicio de tudo…

O Lagepro (Laboratório de Geoprocessamento) surgiu, na prática, a partir da implantação do currículo novo do curso de Geografia da Uerj/Maracanã, em 1996/1997. A princípio, sua função era dar suporte às aulas práticas da nova disciplina de Geoprocessamento, o que foi o norteador de sua implantação. Com a difusão da informática e dos computadores pessoais na sociedade e na própria UERJ, o Lagepro acabou assumindo a responsabilidade de oferecer recursos tecnológicos para outras disciplinas da Geografia, o que possibilitou a expansão em seu espaço físico.

Nesse processo de expansão de atividades, o Lagepro foi continuamente agregando o suporte a projetos de pesquisa e de extensão de professores do Departamento de Geografia, que, em sua maioria, eram da área de Geografia Física.

O primeiro aporte significativo de recursos para a compra de equipamentos ocorreu com a aprovação de um projeto de pesquisa do Departamento junto a Faperj, em 1999/2000, o que fez com que o Lagepro pudesse aumentar substancialmente o número de computadores disponíveis para suas atividades. No entanto, era inegável a demanda crescente por Geoprocessamento por parte dos alunos do curso, o que levou a uma mudança substancial no perfil do laboratório, que passou a disponibilizar seus equipamentos para o uso dos discentes em suas atividades acadêmicas. No entanto, isso acabou por limitar a expansão do Lagepro como um organismo de suporte às pesquisas e projetos de professores, visto que os poucos recursos financeiros institucionais eram rapidamente consumidos na manutenção de sua rede de computadores, em função do notável aumento de sua utilização.

Um novo Lagepro…

Com a criação do Instituto de Geografia, um desejo antigo que se tornou realidade em 2007/2008, surgindo a oportunidade de se criar uma nova estrutura organizacional no Lagepro, visto que as freqüentes mudanças em sua identidade acabaram por torná-lo um laboratório com múltiplos e difusos objetivos, que, cremos, o transformou em uma unidade organizacional de administração e atuação complexas e contando com o suporte de dois bolsistas do programa PROATEC (SR-2) com nível médio em informática e nível superior em Geoprocessamento.

A partir de 2010, a coordenação do LAGEPRO e sua equipe de técnicos bolsistas (Programa PROATEC-UERJ) recebeu o aporte de recursos para a compra de equipamentos mais dedicados ao uso das geotecnologias e contou com a participação de pesquisadores renomados na utilização de sua infraestrutura para projetos recebendo recursos de várias agências de fomento (FINEP, FAPERJ, CNPq, entre as principais). Em 2011/2012, foram agregados outros recursos computacionais trazidos por cursos de extensão (SR-3/CEPUERJ). Desde então, estão sendo implementadas parcerias e convênios institucionais com a COPPETEC/UFRJ, além de entidades privadas com fins educacionais como a Nokia (parceria na utilização voltada ao ensino da plataforma HERE – http://here.com/). Mais recentemente, o LAGEPRO veio a se tornar uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) do Instituto de Geografia, através do Edital Qualitec (2013) promovido pelo Departamento de Inovação (InovUERJ), vinculado à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), contanto com dois bolsistas de apoio técnico em informática e em geoprocessamento.

A função atual é…

Disseminar as geotecnologias entre docentes e discentes do Instituto de Geografia, aplicadas em cursos de graduação e pós-graduação e em projetos de pesquisa e extensão. Além disso, visamos formar parcerias em projetos voltados à utilização do Geoprocessamento (inter e transdisciplinarmente) entre as instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover a ciência e desenvolver inovações tecnológicas.

Atividades do LAGEPRO…

O Lagepro visa, fundamentalmente, dar suporte às atividades de pesquisa e de extensão relacionadas às geotecnologias desenvolvidas por professores e alunos do Instituto de Geografia, além de desenvolver projetos de pesquisa acadêmicos internos e/ou conveniados com outras instituições públicas e parcerias com empresas privadas.

Todos os professores do Instituto de Geografia, bem como seus respectivos bolsistas, desenvolvem suas pesquisas com o suporte, o apoio e os recursos de tecnologia da informação e geoprocessamento existentes no Lagepro, para:

1. Palestras, videoconferências, workshops e cursos de capacitação, treinamento e atividades correlatas com enfoque em geotecnologias e que sejam oferecidas pelos departamentos do IGEOG à outras unidades da UERJ ou para outras instituições públicas ou privadas.

2. Desenvolvimento de metodologias de pesquisa voltadas ao uso de Geotecnologias, modelagens de sistemas de informação geográfica, implementação de plataformas utilizando GIS-WEB ou GEOWEB, Atlas digitais, entre outros recursos pela rede internet e banco de dados geográfico acessível pela “nuvem” (Clound) em SIG.

3. Elaboração e aplicação de materiais didáticos, tais como apostilas, tutoriais e manuais de Sistemas de Informação Geográfica e outras ferramentas utilizadas pelas geotecnologias, para ensino presencial e à distância.

4. Consulta, pesquisa e utilização de plataformas virtuais de ensino à distância.

5. Consultas a bibliotecas digitais e seleção de dados e informações de atlas, enciclopédias, mapeamentos, bancos de dados georreferenciados e bases de dados digitais dos principais órgãos governamentais e empresas privadas conveniadas.

6. Digitalização e impressão de imagens e mapas para fins acadêmico-científicos.

7. Formatação, suporte, tratamento e manutenção da home-page e do blog do Lagepro.

8. Utilização de pacotes geoestatísticos e de SIG, entrecruzamento de bases digitais e banco de dados convencionais e geoespaciais para geração de mapas temáticos, e aplicação de algoritmos desenvolvidos para análises espaciais.

9. Utilização e aplicação de técnicas de processamento digital de imagens e ortofotos por sensoriamento remoto.

Para tanto, tais atividades deverão seguir as determinações que constam do link “Normas e procedimentos” de utilização do LAGEPRO e suporte de seus técnicos, além do preenchimento correto e entrega, dentro do prazo estipulado, dos formulários de requisição.